quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lixo Eletronico

Resumo

 O lixo gerado pela parafernália tecnológica, com o advento dos computadores, é um contrapeso que a evolução do acesso a informação e comunicação, trazem para a sociedade como um grande prejuízo a natureza. Nesses tempos modernos, tanto a poluição por proliferação de e-mails indesejados, quanto a grande quantidade de paginas sem conteúdo confiável, ainda tem como agravante as sucatas dos equipamentos, que ficam obsoletos, com uma velocidade cada vez mais alarmante. A internet e seus incontáveis spams, que sobre- carregam as redes de computadores, causando transtorno e prejuízos, tanto quanto as intermináveis páginas com informações redundantes ou falsas, criam uma confusão em vez de facilitar o cotidiano do usuário do ambiente virtual. E para acrescentar mais problemas ao dia a dia,ainda existe uma voraz atualização de equipamentos que utilizam processadores, com um radical e exponencial avanço tecnológico, que traz o absurdo de que na aquisição de um bem, o simples fato de retirá-lo da loja ou começar a utilizar,já o deixa obsoleto, deixando o mesmo ultrapassado e pronto a ser lançado ao lixo, ou exportado a paises mais pobres,para ser utilizado ou servir para reciclagem, já que o lixo oriundo desse processo é considerável, constituído-se um serio risco para o meio ambiente.



Discussão e Conclusões

Como todo processo que envolve pessoas, o controle de impacto sobre os dejetos e excedentes da tecnologia, também passam por uma intrincada avaliação individual do que é considerado lixo ou obsoleto, portanto em alguns casos, o que já é ultrapassado no primeiro mundo, pode vir a ser considerado como um avanço para o terceiro. Nesse aspecto vale a observação consciente da sociedade, buscando sempre o reconhecimento do fabricante como fiel responsável pelos refugos que todo equipamento eletrônico se transforma apartir do momento, em que seu período de utilização se encerra. Portanto no final do ciclo, o produtor teria que se responsabilizar pelo processo de reciclagem.

No Brasil, assim como em outros países civilizados, já existem leis, que normatizam o setor de produção de baterias, deixando as empresas fabricantes, responsáveis pelas mesmas. Ao fim do seu período de utilização, tal procedimento teria que ser estendido a outras empresas que produzem tecnologia. Quanto ao problema de lixo na internet, existem ferramentas que podem ser utilizadas para controle de spams, e em relação as paginas com informação não confiável, é prudente sempre comparar resultados de pesquisas como sites de publicações regulares, pois assim a possibilidade de existir falsas matérias nesses sites é muito reduzida.








Resumo

A sociedade moderna vive produzindo novidades tecnológicas que motivam as pessoas a darem seus antigos aparelhos eletro-eletrônicos como desatualizados. O descarte descuidado de equipamentos eletrônicos gera problemas sociais e ambientais, pois grande parte destes possui materiais quımicos nocivos a saúde das pessoas e ao meio ambiente. Atualmente, algumas iniciativas tem tentando conscientizar a população e criar legislações que regulamentem o produção transporte e tratamento desse lixo.




Fernando n°8  9°D


Nenhum comentário:

Postar um comentário