quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Impactos ambientais causados pelo cobre:

O cobre é usado no iPhone para conduzir a eletricidade da bateria do aparelho até todos os seus componentes eletrônicos. Ele está presente nos fios que ligam esses componentes até a bateria do aparelho. Cobre é aquele metal de coloração vermelho-alaranjada, que é extremamente maleável e que possuí uma forte capacidade de condução de eletricidade e, justamente por causa disso que ele é utilizado na produção de fios elétricos.

 Esse artigo científica NÃO possuí resumo
O artigo científico “AVALIAÇÃO DO TEOR DE METAIS EM SEDIMENTO DO RIO BETARI NO PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA” trata de um assunto muito importante, que é  os problemas ambientais causados pela mineração próxima do rio Betari, que fica no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira. Esse artigo trata de uma pesquisa feita por geólogos em sedimentos na margem e no fundo deste rio e, os resultados da pesquisa são preocupantes, pois mostram uma grave alteração nas quantidades de metais pesados presentes nesses sedimentos, bem como nas águas do mesmo rio. Isso é muito grave, porque essas altas quantidades são um enorme risco aos animais marinhos que ali vivem, pois ao ingerirem toda essa quantidade de metais pesados, esses animais podem sofrer uma intoxicação por metais pesados, dentre eles o cobre, o que geraria uma enorme quantidade de peixes que morreriam. Esses problemas foram todos causados pelo descarte indevido de materiais compostos de metais pesados no rio.
Fonte do artigo: http://www.scielo.br/pdf/qn/v29n1/27854.pdf



RESUMO – (Mucorales isolados do solo de mineração de cobre e produção de amilase e inulinase). A presença de metais pesados no solo proporciona impacto sobre os microrganismos, vegetação e os processos funcionais do ecossistema. Visando comprovar que Mucorales são afetados pela extração de cobre na Mineradora Caraíba, Jaguarari, BA, espécies de Mucorales foram isoladas de amostras de solo coletadas nas épocas seca e chuvosa. Os Mucorales foram identificados e caracterizados quanto à capacidade de degradar amido e inulina. Utilizando os métodos de diluição e placa de solo, foram obtidos 46 isolados de Mucorales pertencentes a sete diferentes espécies. Absidia blakesleeana Lendner, A. cylindrospora Hagem, A. hialospora (Saito) Lendn., Cunninghamella elegans Lendner, Rhizopus microsporus V. Thieghen, R. oryzae Went. & Prinsen Geerl. e Syncephalastrum racemosum (Cohn.) Schroet. foram isolados na época seca. A. blakesleeana e A. hialospora foram isoladas apenas na época chuvosa. Rhizopus oryzae apresentou maior número de isolados (30,43%), seguido por A. blakesleeana (26,09%) e C. elegans (21,74%). O gênero que apresentou maior número de espécies foi Absidia seguido por Rhizopus. Entre as áreas, houve diferenças significativas no número de isolados de Mucorales, comprovando os efeitos negativos do impacto ambiental na abundância de Mucorales nos solos impactados. Todas as espécies degradaram o amido e apenas C. elegans degradou também inulina. Culturas de mesma espécie isoladas de áreas diferentes apresentaram o mesmo comportamento quanto à degradação de amido e inulina.

Interpretação: O artigo científico MUCORALES ISOLADOS DO SOLO DE MINERAÇÃO DE COBRE E PRODUÇÃO DE AMILASE E INULASE”  trata de um dos muitos impactos ambientais causados pela mineração do cobre na região de Jaguari, BA, onde foram retiradas algumas amostras de Mucorales, que são fungos presentes no solo daquela região e que normalmente são capazes de degradar amido e inulina, apresentaram incapacibilidade de degradar a inulina, o que comprova que esses seres vivos que estão presentes naquele solo estão sendo sim afetados pela mineração do cobre naquela região da Bahia.

By Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário