quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Introdução:

A partir da metade do século XIX, a produção que era basicamente artesanal e, portanto baixa, se modernizou para suprir as novas necessidades crescentes do mercado consumidor. No século XX, os inventores criaram novas tecnologias graças aos novos conhecimentos científicos, entretanto apenas uma pequena parte da ciência tinha uma aplicação prática. Nos anos 80, as pessoas começaram a investir no mercado imaterial, ou seja, em lazer, cultura e prazer. Nesta época também houve um aumento da tecnologia em novos setores da economia, como por exemplo na informática. A ciência e a tecnologia estão na base dessas mudanças, tornando-se o fator decisivo na intensificação da dominação do capital sobre o trabalho.
Na década de1950, surgem os grandes organismos internacionais, como a Comunidade Econômica Européia (CEE), com isso amplia-se a aliança entre o mundo dos negócios, o governo e os especialistas. No pós-2a Guerra Mundial os Estados Unidos utiliza-se de seu enorme poder econômico para ajudar na recuperação dos países capitalistas devastados com a 2a Guerra Mundial. Após esse período de recuperação econômica, o capitalismo econômico volta a crescer e surgem novas potências, como o Japão e a CEE. Ambos atingem níveis recordes de crescimento econômico durante a década de 1960, enquanto isso, com o fim do neocolonialismo, o Reino Unido acaba por perder a sua posição de destaque na economia mundial. Durante as décadas de 1950 e 1960 amplia-se o imperialismo americano, principalmente devido a internacionalização das empresas e bancos norte-americanos. Com toda essa prosperidade do capitalismo, há melhorias para a população desses países desenvolvidos, como a diminuição do desemprego e o aumento dos salários. Na década de 1960, há o desenvolvimento de novas tecnologias que geram um aumento na qualidade dos produtos e uma diminuição no tempo necessário para a produção.
Em 1970 a economia dos países desenvolvidos era próspera nos setores da saúde,emprego,urbanismo,lazer e sistema previdenciário devido a industrialização na Comunidade Econômica Européia , EUA e Grã-Bretanha.Entretanto despesas americanas para financiar a Guerra do Vietnã e ajuda a Israel, desestabilizaram sua economia e inverteu a balança comercial causando déficit em 1971 com desvalorização do dólar .Diante da crescente competição internacional  e pressões especulativas ocorre a queda do dólar e aumento do preço do petróleo agravando a crise inflacionária com início de política de recessão .Para agravar a crise houve um fortalecimento do nacionalismo  dos países periféricos (Índia,Cuba e Iugoslávia)  surgindo um antagonismo entre comunismo e capitalismo e uma tendência a neutralidade  dos dois blocos .Nos anos 80 houve a queda do preço do petróleo e a internacionalização  das economias nacionais .A globalização a partir de interesses hegemônicos das potencias capitalistas e a nova tendência neoliberal , abriram o mercado favorecendo as mudanças .Ocorre concentração e centralização nas empresas multinacionais e o comercio mundial se distribui em 52,5% para os EUA, 22,7% para o Japão,11,4% para CEE e pequenas porcentagens para Brasil, Coréia do Sul,Canadá,Israel,África do sul.Nos anos 90 com a política neoliberal houve aumento da concentração nos países periféricos mas também nos países desenvolvidos e desestabilização da URSS e crescimento da industria bélica nos EUA com incentivo aos setores científico,tecnológico e industrial ;impossibilidade de diálogo comercial entre os países ricos e pobres .Houve uma intensa crise inflacionaria entre 1981 e 1983 devido a instabilidade econômica .Houve um problema com a divida externa ,e alguns países foram desindustrializando ,os países periféricos adotaram a abertura da economia e associação com o capital multinacional.


By Adriano, Gustavo e Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário